A EMPRESA PRODUTOS POLÍTICA DE QUALIDADE CONTATO
 
Produtos
 
(Cloreto de Benzalcônio)
 

A linha HESTERQUAT BKC, (Cloreto de Benzalcônio) são sais quaternários de amônio da classe dos surfactantes catiônicos, sendo um biocida não oxidante. É amplamente utilizado na produção de desinfetantes domésticos, hospitalares, higiene pessoal e pecuária. Em detergentes biocidas, garantem dupla propriedade com alta eficácia contra bactérias, algas, fungos e vírus envelopados podendo ser utilizados em concentrações (ppm) extremamente baixas.

A linha HESTERQUAT BKC, também tem propriedades dispersantes e penetrantes, com a vantagem da baixa toxicidade, e sendo solúvel em água torna a sua utilização conveniente, não sendo afetado pela dureza da água.

A linha HESTERQUAT BKC, também pode ser utilizada como agente anti-bolor, anti-estático, emulsionante e agente de alteração em campos de tecidos e de tingimento.

 
Outros setores que utilizam a linha HESTERQUAT BKC
Setor de extração de óleo e gás
Serve como agente inibidor de corrosão em oleodutos e gasodutos, prevenindo a formação de gases sulfurosos, e sendo um desemulsionante disjuntor, melhora a extração de óleo em plataformas de petróleo.
 
Industria de alimentos e bebidas (food & beverage)
Em razão da sua não toxicidade, ser incolor, não ser corrosivo, e não ser contaminante, é amplamente utilizado na formulação de desinfetantes limpadores para: indústrias de alimentos em geral, tanques de armazenamento de alimentos e laticínios, engarrafamentos, piscicultura, etc.
 
Indústria de polímeros e revestimentos
É amplamente utilizado como agente anti-estático e emulsionante sem conservante na indústria de revestimento (tintas, tratamento de madeiras, etc.)
 
Indústria química em geral
Tem diversas aplicações como agente precipitante, catalisador de transferência, emulsificante, desemulsionante, etc.
 
Indústria de papel e celulose
É usado como microbicida em geral de controle do limo e do odor, além de melhorar o manuseio do papel, lhe dando resistência e propriedades anti estáticas.
 
Industria têxtil
Soluções a base de cloreto de benzalcônio, são utilizadas como repelentes de traça e retardantes permanentes no tingimento de fibras acrílicas com corantes catiônicos.
Tratamento de água de piscinas e efluentes
Entra na formulação de algicidas.
 
Piscicultura
Reduz a necessidade de antibióticos nocivos na aquicultura, através da melhoria da higiene. É utilizado no tratamento da água e em desinfecções localizadas, na remoção de parasitas e na prevenção de doenças infecciosas em peixes e mariscos.
 
Proteção de madeira
A preocupação global com o meio ambiente, tem levado ao aumento da substituição de biocidas clorados com segurança, e sendo biodegradável, o Cloreto de Benzalcônio está cada vez mais sendo utilizado nas formulações de produtos para proteção de madeira, com excelentes propriedades fungicidas e algicidas e altamente eficaz contra outros organismos em formulações combinadas.
 
Cortumes
Inibe o crescimento de mofo no couro, e sendo um agente umectante ajuda no amolecimento do couro facilitando o seu tingimento.
 
Agricultura e horticultura
Sendo um produto biodegradável, é muito utilizado nas formulações de produtos contra fungos, sem provocar contaminação de solo.
 
  • Produto
  • Aplicação
  • Especificações
  • Observações
  • Fórmula
Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio

O HESTERQUAT BKC - 50, é uma versão do CLORETO DE BENZALCÔNIO em solução aquosa. É o mais conhecido, e de uso difundido, como germicida, dos quaternários de amônio. O CLORETO DE BENZALCÔNIO, geralmente assim mencionado, é obtido a partir de ácidos graxos do óleo de coco de alta pureza, a fim de seguir as rígidas especificações da farmacopéia internacional. É um produto estável sob uma larga escala de PH, o que significa sua dissolução e atividade sobre qualquer valor de PH. A absorção e assim o efeito antimicrobial do HESTERQUAT BKC - 50, aumenta de acordo com o aumento do PH. Na tabela abaixo, pode-se verificar o poder antimicrobial em relação a um PH elevado, sendo que os valores dados são baixas concentrações em MG/Litro do HESTERQUAT BKC-50, a qual reduz o número de microorganismos com fator de 10.000 depois de 5 e 10 minutos respectivamente.

PH
E. Coli ATCC 11775
Staph. Aureus ATCC 6538
3
5 min
10 min
150
89
284
194
5
5 min
10 min
76
53
126
93
7
5 min
10 min
35
24
60
50
9
5 min
10 min
33
20
18
15
11
5 min
10 min
9
4
11
8

APLICAÇÕES
O HESTERQUAT BKC-50, é usado nas preparações de uso tópico na industria farmacêutica, veterinária e cosmética. Como bactericida, é um ingrediente ativo nas formulações de detergentes - desinfetantes, desinfetantes domésticos e hospitalares, bem como no tratamento de água de piscinas e torres de resfriamento.

COMPATIBILIDADE E INCOMPATIBILIDADE
O HESTERQUAT BKC-50, possui carga elétrica positiva catiônica, é compatível com outros catiônicos, anfóteros ( dentro do PH ácido ), aminas - oxidas e detergentes não - iônicos, porem incompatível com detergentes aniônicos, alguns sais e sabões.

CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS
A toxicidade oral do HESTERQUAT BKC-50 realizada em ratos estabeleceu os seguintes níveis:
DL - 50 = 440 Mg / Kg DL - 100 = 650 Mg / Kg

IRRITAÇÃO E SENSIBILIDADE Á PELE
O HESTERQUAT BKC-50 usado na concentração abaixo de 3% não é considerado irritante primário nem sensibilizante à pele.

Nome Comercial HESTERQUAT BKC-50
Denominação Química Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio
Nomenclatura CTFA Benzalkonium Chloride
Cas Number 68391-01 / 8001-54-5
NCM (SH ) 2923 90 50
Aspecto Líquido viscoso, límpido e sem materiais em suspensão ou depósitos
Cor Incolor a levemente amarelado
Densidade ( 20°C / 4°C 0,98 +/- 0,04
% Amina livre 1,0% máximo
% Cloridrato de Amina 0,5% máximo
PH ( 10% V/V ) 6,0 a 8,0
% de Matéria Ativa 50 % mínimo
Peso Molecular Médio 362,2
Veículo Aquoso

O HESTERQUAT BKC-50, em soluções concentradas, é corrosivo e pode ser considerado irritante primário.

CUIDADOS MÉDICOS:
Se ingerido, o paciente deve beber bastante água ou leite e procurar orientação medica imediatamente. Em contato com a pele, remover a roupa e lavar-se primeiro com água, e depois com água e sabão. Em contato com os olhos, lavá-los com água pelo menos por 15 minutos. Procure o médico imediatamente.

NOTA :
A lavagem gástrica é contra indicada, medidas sobre choque circulatório, depressão respiratória e convulsões devem ser tomadas.

As informações contidas neste boletim técnico, são baseadas em nossa experiência, e consideradas corretas, entretanto, nos eximimos de qualquer responsabilidade por aplicações indevidas, ou por qualquer transgressão de patente que venha a ocorrer.

R=C12 - C14
 
  • Produto
  • Aplicação
  • Especificações
  • Observações
  • Fórmula
Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio

O HESTERQUAT BKC - 80, é uma versão do CLORETO DE BENZALCÔNIO em solução aquosa. É o mais conhecido, e de uso difundido, como germicida, dos quaternários de amônio. O CLORETO DE BENZALCÔNIO, geralmente assim mencionado, é obtido a partir de ácidos graxos do óleo de coco de alta pureza, a fim de seguir as rígidas especificações da farmacopéia internacional. É um produto estável sob uma larga escala de PH, o que significa sua dissolução e atividade sobre qualquer valor de PH. A absorção e assim o efeito antimicrobial do HESTERQUAT BKC - 80, aumenta de acordo com o aumento do PH. Na tabela abaixo, pode-se verificar o poder antimicrobial em relação a um PH elevado, sendo que os valores dados são baixas concentrações em MG/Litro do HESTERQUAT BKC-80, a qual reduz o número de microorganismos com fator de 10.000 depois de 5 e 10 minutos respectivamente.

PH
E. Coli ATCC 11775
Staph. Aureus ATCC 6538
3
5 min
10 min
150
89
284
194
5
5 min
10 min
76
53
126
93
7
5 min
10 min
35
24
60
50
9
5 min
10 min
33
20
18
15
11
5 min
10 min
9
4
11
8

APLICAÇÕES
O HESTERQUAT BKC-80, é usado nas preparações de uso tópico na industria farmacêutica, veterinária e cosmética. Como bactericida, é um ingrediente ativo nas formulações de detergentes - desinfetantes, desinfetantes domésticos e hospitalares, bem como no tratamento de água de piscinas e torres de resfriamento.

COMPATIBILIDADE E INCOMPATIBILIDADE
O HESTERQUAT BKC-80, possui carga elétrica positiva catiônica, é compatível com outros catiônicos, anfóteros ( dentro do PH ácido ), aminas - oxidas e detergentes não - iônicos, porem incompatível com detergentes aniônicos, alguns sais e sabões.

IRRITAÇÃO E SENSIBILIDADE Á PELE
O HESTERQUAT BKC-80 usado na concentração abaixo de 3% não é considerado irritante primário nem sensibilizante à pele.

Nome Comercial HESTERQUAT BKC-80
Denominação Química Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio
Nomenclatura CTFA Benzalkonium Chloride
Cas Number 68391-01 / 8001-54-5
NCM (SH ) 2923 90 50
Aspecto Líquido viscoso, límpido e sem materiais em suspensão ou depósitos
Cor Incolor a levemente amarelado
Densidade ( 20°C / 4°C 0,98 +/- 0,04
% Amina livre 1,0% máximo
% Cloridrato de Amina 0,5 % máximo
PH ( 10% V/V ) 6,0 a 8,0
% de Matéria Ativa 80,0 % mínimo
Peso Molecular Médio 362,2
Veículo Hidro-alcoólico

O HESTERQUAT BKC-80, em soluções concentradas, é corrosivo e pode ser considerado irritante primário.

CUIDADOS MÉDICOS: Se ingerido, o paciente deve beber bastante água ou leite e procurar orientação medica imediatamente. Em contato com a pele, remover a roupa e lavar-se primeiro com água, e depois com água e sabão. Em contato com os olhos, lavá-los com água pelo menos por 15 minutos.
Procure o médico imediatamente.

NOTA: A lavagem gástrica é contra indicada, medidas sobre choque circulatório, depressão respiratória e convulsões devem ser tomadas.As informações contidas neste boletim técnico, são baseadas em nossa experiência, e consideradas corretas, entretanto, nos eximimos de qualquer responsabilidade por aplicações indevidas, ou por qualquer transgressão de patente que venha a ocorrer.

R=C12 - C14
 
  • Produto
  • Aplicação
  • Especificações
  • Observações
  • Fórmula
Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio

É o mais conhecido, e de uso difundido, como germicida, dos quaternários de amônio, está inscrito em quase todas as farmacopéias e corresponde á notação química genérica "CLORETOS DE ALQUIL DIMETIL BENZIL AMÔNIO".
O CLORETO DE BENZALCÔNIO, geralmente assim mencionado, é obtido a partir de ácidos graxos do óleo de coco de alta pureza, a fim de seguir as rígidas especificações da farmacopéia internacional, representando o radical ALQUIL a mistura de C8 H17 até C18 H37,
No óleo de coco estes ácidos graxos se apresentam em uma proporção constante, e o radical ALQUIL corresponde à mistura contendo aproximadamente 67 % C12, 25 % C14, 7% C16 e 1% DE C8 + C10 + C18. O coeficiente fenólico do Cloreto de Benzalcônio das farmacopéias é STAPHILOCOCCUS AUREOS, 275 e SALMONELA TYPHOSA, 250.
Com o advento da tecnologia moderna, foi possível destilar e separar os ácidos graxos do óleo de coco e enriquecer a mistura com a maior percentagem de C14, este reconhecidamente como o de maior ação germicida e resistência à água dura

APLICAÇÕES
O HESTERQUAT 3500-50 é usado nas preparações de uso tópico na industria farmacêutica, veterinária e cosmética. Como bactericida, é um Ingrediente ativo nas formulações de detergentes - desinfetantes, desinfetantes domésticos e hospitalares, bem como no tratamento de água de piscinas e torres de resfriamento.

COMPATIBILIDADE E INCOMPATIBILIDADE
O HESTERQUAT 3500-50 possui carga elétrica positiva catiônica, é compatível com outros catiônicos, anfóteros (dentro do pH ácido), aminas - oxidas e detergentes não - iônicos, porem incompatível com detergentes aniônicos, alguns sais e sabões.

CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS
A toxicidade oral do HESTERQUAT 3500-50 realizada em ratos estabeleceu os seguintes níveis :
DL - 50 = 440 Mg / Kg DL - 100 = 650 Mg / Kg

IRRITAÇÃO E SENSIBILIDADE Á PELE
O HESTERQUAT 3500-50 quando usado na concentração de 1:1000 não é considerado irritante primário nem sensibilizante à pele.

Nome Comercial HESTERQUAT 3500-50
Denominação Química Cloreto de Alquil Dimetil Benzil Amônio
Nomenclatura CTFA Benzalkonium Chloride
Cas Number 8001 - 54 - 5
NCM (SH ) 2923 90 50
Aspecto Líquido viscoso incolor levemente amarelado
% Amina livre + % Cloridrato de Amina 2,0 % máximo
PH ( sol. 10 % ) 6,0 a 8,0
% de Matéria Ativa 50,0 % + ou - 1,0 %
Veículo Hidro-alcoólico

O HESTERQUAT 3500-50, em soluções concentradas, é corrosivo e pode ser considerado irritante primário.

CUIDADOS MÉDICOS: Se ingerido, o paciente deve beber bastante água ou leite e procurar orientação medica imediatamente. Em contato com a pele, remover a roupa e lavar-se primeiro com água, e depois com água e sabão. Em contato com os olhos, lavá-los com água pelo menos por 15 minutos.
Procure o médico imediatamente.

NOTA: A lavagem gástrica é contra indicada, medidas sobre choque circulatório, depressão respiratória e convulsões, devem ser tomadas.
As informações contidas neste boletim técnico são baseadas em nossa experiência, e consideradas corretas, entretanto, nos eximimos de qualquer responsabilidade por aplicações indevidas, ou por qualquer transgressão de patente que venha a ocorrer.

R=C12 - C14 - C16
 
Representante autorizado
interior de São Paulo e Triângulo Mineiro
Phenix P.Q. Jardinópolis ltda
e-mail: lacava@fortuna.jard.com.br
(16) 9 9997-2915 / (16) 9 8103-8967
skype: lacava348
© 2015 - Hester Química